Inspirado nas ideias do suíço
JEAN PIAJET (1896-1980) o método procura instigar a curiosidade já que o aluno
é levado a encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua
interação com a realidade e com seus colegas.
Mais do que uma linha pedagógica
o construtivismo é uma teoria psicológica que buscam explicar como se
modificam as estratégias de conhecimento
do indivíduo no decorrer da sua vida.
O construtivismo passa por quatro
estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade
plena do raciocínio é atingida.
Assim a criança constrói o
conhecimento a partir de suas
descobertas
Suas características, focos e
propostas:
Construtivismo é portanto uma
teoria de conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge no avanço da
ciência e da filosofia dos últimos séculos.
Uma teoria que nos joga dentro do
movimento da história da humanidade e do universo.
Um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo
das relações sociais.
Uma forma teórica ampla que reúne
várias tendências atuais do pensamento educacional que constrói a partir da
realidade vivida por alunos e professores.
A educação deve ser um processo
de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade entre aluno e
professor, é a forma de conceber o conhecimento.
Poder pensar qualquer coisa na
perspectiva daquilo que acreditamos que seja algo melhor e significativo.
A ideia mais importante da teoria
do construtivismo é que a aprendizagem não é um processo passivo.
O construtivismo não vai contra o
ensino baseado apenas nas aulas expositivas, repetição, decoreba, é preciso
buscar meios de despertar interesse dos alunos e dar a eles um papel mais
ativo.
Uma nova linguagem de ensino, professor
e aluno em busca da evolução do progresso, ensina o aluno a avançar, trabalhando
o lúdico, pesquisando, inovando e aprendendo.
O foco do construtivismo está no aluno e em suas operações
mentais.
A criança passa a entender melhor
suas próprias emoções, interpretando valores, conceitos e normas da sociedade.
A criança adora desenhar e no desenho ela mostra o que sentem e pensam sobre si
mesmo.
Acriança constrói o conhecimento
a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos.
Se aprende vivenciando, experimentando.
Nesse método em sala de aula pode
se usar brinquedos, jogos matemáticos, projetos de pesquisas, ensinos baseados
no método das situações-problema e em temas escolhidos pelos alunos, valorizando
o raciocínio e não apenas da correção das respostas, respeitos, ideias e aos
possíveis erros cometidos pela criança, a valorização do diálogo e a cooperação
entre os alunos.
O conhecimento é uma construção. O
sujeito age espontaneamente, independentemente do ensino mas não dos estímulos sociais.
O construtivismo propõe que o
aluno participe ativamente do próprio aprendizado mediante a experimentação, a
pesquisa em grupo, o estímulo á dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.
Educadores devem aplicar a teoria do construtivismo em sala de aula
respeitando as fazes do aluno.
O professor apresentará para o
aluno materiais como blocos lógicos, figuras, brincadeiras em grupo, etc.
“Não nascemos sabendo e não
aprendemos sozinhos, construímos ativamente nossos conhecimentos em nossas
interações com pessoas e objetos de acordo com nossas capacidades e interesses,
essa é a ideia do construtivismo.”
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