terça-feira, 27 de novembro de 2012

Construtivismo


Como surgiu?
Inspirado nas ideias do suíço JEAN PIAJET (1896-1980) o método procura instigar a curiosidade já que o aluno é levado a encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com seus colegas.
Uma aluna de Piajet, Emília Ferrero ampliou essa teoria para o campo da leitura e da escrita, e concluiu que a criança pode se alfabetizar sozinha desde que esteja em ambiente que estimule o contato com letras e textos.
Mais do que uma linha pedagógica o construtivismo é uma teoria psicológica que buscam explicar como se modificam  as estratégias de conhecimento do indivíduo no decorrer da sua vida.
O construtivismo passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena do raciocínio é atingida.
Assim a criança constrói o conhecimento  a partir de suas descobertas
Suas características, focos e propostas:
Construtivismo é portanto uma teoria de conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge no avanço da ciência e da filosofia dos últimos séculos.
Uma teoria que nos joga dentro do movimento da história da humanidade e do universo.
 Um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais.
Uma forma teórica ampla que reúne várias tendências atuais do pensamento educacional que constrói a partir da realidade vivida por alunos e professores.
A educação deve ser um processo de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade entre aluno e professor, é a forma de conceber o conhecimento.
Poder pensar qualquer coisa na perspectiva daquilo que acreditamos que seja algo melhor e significativo.
A ideia mais importante da teoria do construtivismo é que a aprendizagem não é um processo passivo.
O construtivismo não vai contra o ensino baseado apenas nas aulas expositivas, repetição, decoreba, é preciso buscar meios de despertar interesse dos alunos e dar a eles um papel mais ativo.
Uma nova linguagem de ensino, professor e aluno em busca da evolução do progresso, ensina o aluno a avançar, trabalhando o lúdico, pesquisando, inovando e aprendendo.
O foco  do construtivismo está no aluno e em suas operações mentais.
A criança passa a entender melhor suas próprias emoções, interpretando valores, conceitos e normas da sociedade. A criança adora desenhar e no desenho ela mostra o que sentem e pensam sobre si mesmo.
Acriança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos.
Se  aprende vivenciando, experimentando.
Nesse método em sala de aula pode se usar brinquedos, jogos matemáticos, projetos de pesquisas, ensinos baseados no método das situações-problema e em temas escolhidos pelos alunos, valorizando o raciocínio e não apenas da correção das respostas, respeitos, ideias e aos possíveis erros cometidos pela criança, a valorização do diálogo e a cooperação entre os alunos.
O conhecimento é uma construção. O sujeito age espontaneamente, independentemente do ensino  mas não dos estímulos sociais.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo á dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.
Educadores devem aplicar  a teoria do construtivismo em sala de aula respeitando as fazes do aluno.
O professor apresentará para o aluno materiais como blocos lógicos, figuras, brincadeiras em grupo, etc.
“Não nascemos sabendo e não aprendemos sozinhos, construímos ativamente nossos conhecimentos em nossas interações com pessoas e objetos de acordo com nossas capacidades e interesses, essa é a ideia do construtivismo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário