O
que significa Humanizar o ser Humano para a Educação?
Desde sempre tenta- se humanizar o ser humano, várias tentativas em décadas passadas foi o que levou com que o Filosofo Piaget com suas obras influenciasse gerações de pedagogos a basear-se na visada “biologia-psicológica” no desenvolvimento das plenitudes idealizadas do ser humano na sociedade. Em todos esses pensamentos há uma visão de ser humano e de educação direta ou indiretamente formulada.
Desde sempre tenta- se humanizar o ser humano, várias tentativas em décadas passadas foi o que levou com que o Filosofo Piaget com suas obras influenciasse gerações de pedagogos a basear-se na visada “biologia-psicológica” no desenvolvimento das plenitudes idealizadas do ser humano na sociedade. Em todos esses pensamentos há uma visão de ser humano e de educação direta ou indiretamente formulada.
Até hoje
o que parece óbvio, torna-se um desafio para os educadores pelo fato de
existirem várias linhas de pensamento sobre o ser humano do seu processo
humanizatório e de educação. Porém o conhecimento apurado e justo do ser humano
e sua humanização são necessários e urgentes.
Apesar
de se pensar que alguns esforços foram em vão, os educadores não desistem e
insistem em investigar e procurar a especificidade de ser humano enquanto
possivelmente educável e humanizável.
O caminho e o caminhar sempre foram vistos como símbolos da vida e da história dos homens. O homem não nasce pronto, o viver lhe é dado como tempo de vir a ser alguém, que a mudança comporta o risco de perder-se e encontrar-se.
O caminho e o caminhar sempre foram vistos como símbolos da vida e da história dos homens. O homem não nasce pronto, o viver lhe é dado como tempo de vir a ser alguém, que a mudança comporta o risco de perder-se e encontrar-se.
Ao longo
do caminho o homem terá seus erros e acertos, aprende a assimilar, contagiar,
multiplicar experiências, aceitar, recusar, partirá para novas vivências e
buscará novos horizontes, ele faz, age, convive, tem suas razões, vontades, que
deverão tornar-se racionais e éticos para se tornarem humanos reconhecidos como
tal.
O ensino
faz parte na contribuição por uma humanidade desenvolvida, o espaço escolar faz
com que o ser humano se eduque e aprenda a viver em grupo e participar da vida
na sociedade. A família por sua vez deve na maior parte da vida do humano, transformá-lo
em um ser com valores e princípios, ensina-lo os sentimentos do afeto e amor ao
próximo e com esses valores com certeza o ser humano descobrirá sua
personalidade e assumirá um papel importante no processo de aprendizagem.
Educando-o,
visa-se melhor a compreensão do desenvolvimento humano, não só na vida escolar
como na social também.
Todo ser
humano deve ser educado para que seja um cidadão de bem, com personalidades e
conhecimentos que te levarão com certeza para o sucesso em sua trajetória de
vida.
Enfim,
humanizar o ser humano pela educação significa tranformá-lo em uma pessoa de
bem.
Referências
Bibliográficas:
Disponível em: revistaeletronica.pucrs.br. Acesso em
24 nov. 2012.
Disponível em:
www.periodicos.ufsc.br. Acesso em 24 nov. 2012.
Disponível em: www.undb.com.br. Acesso em 24 nov.
2012.
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