Estudou Biologia e Filosofia na Universidade de Neuchâtel.
Em 1918, aos 22 anos, recebeu seu doutorado em Biologia.
Foi morar em Zurich em 1919, após
formar-se trabalhou como psicólogo experimental e psiquiatra Morando na França
trabalhou no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil,
nesse mesmo ano deu início aos estudos experimentais sobre a mente
humana infantil.
Em 1921 iniciou o maior trabalho
da sua vida, sendo diretor de estudos na J.J. Rosseau da Universidade de
Genebra, observando crianças e registrando palavras, ações e seus raciocínios.
Casou-se com Valentine Châtenay,
tiveram três filhas, algumas de suas teorias foram baseadas na observação
dessas crianças com a ajuda da esposa.
De 1952 á 1963, lecionou na
Universidade de Sorbonne(Paris, França) fundou e dirigiu o Centro Internacional
para Epstemologia Genética. Recebeu o título de Doutor “Honoris Causa” pela
Universidade do Rio de Janeiro.Morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980,
com 84 anos. A teoria do “Desenvolvimento humano” refere-se ao desenvolvimento
mental e ao crescimento humano. Estudando a mente humana, observando crianças,
formulou a teoria “construtivista”, de que a lógica e o modo de pensar de
crianças e adultos são diferentes, identificando essas diferenças em quatro
estágios:
Sensório-motor (0à2anos),onde as crianças de
até 18 meses adquirem controle motor e seus reflexos neurológicos são básicos.
Pré-operatório(2à7anos), de 18
meses á 8 anos, a criança adquire habilidades verbais aprendendo á raciocinar
conhecendo tudo o que está a sua volta.
Operatório-concreto(7à12anos), de 8 á 12 anos,
passa aconhecer mais sobre números e reflete sobre os fenômenos das coisas e
relações sobre os objetos.
Operatório-formal(11ou12anos), de
12 á 15 anos a criança usa o raciocínio, a mente e estando na adolescência
começa a pensar como adulto.
Cada período é característica por aquilo que
de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
Com isso Piajet quer passar para
o educador o fato de que as crianças e adolescentes seguem fases parecidas em
seus desenvolvimentos cada faixa etária tem formas diferentes de lidar em
situações diferentes.
A contribuição piajetiana por sua
abordagem construtivista acrescentam elementos indispensáveis para entender o
processo de aquisição e desenvolvimento da inteligência em sua totalidade.
Neste caso tanto para a
psicologia como para o professor na sala de aula, as teorias do conhecimento
são indispensáveis para a contextualização do desenvolvimento humano.
A ideia é demonstrar que o
sujeito constrói sua inteligência, seus próprios conhecimentos de forma
ativa.Em outras palavras, o desenvolvimento da inteligência é fruto da
interação entre o indivíduo e o meio social.
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