terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jean Piaget



Jean Willian Fritz Piajet, mais conhecido como Jean Piajet nasceu em 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel, na Suíça, desde manino interessou-se por História Natural.
Estudou Biologia e Filosofia na Universidade de Neuchâtel. Em 1918, aos 22 anos, recebeu seu doutorado em Biologia.
Foi morar em Zurich em 1919, após formar-se trabalhou como psicólogo experimental e psiquiatra Morando na França trabalhou no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil, nesse  mesmo ano deu início  aos estudos experimentais sobre a mente humana infantil.
Em 1921 iniciou o maior trabalho da sua vida, sendo diretor de estudos na J.J. Rosseau da Universidade de Genebra, observando crianças e registrando palavras, ações e seus raciocínios.
Casou-se com Valentine Châtenay, tiveram três filhas, algumas de suas teorias foram baseadas na observação dessas crianças com a ajuda da esposa.
De 1952 á 1963, lecionou na Universidade de Sorbonne(Paris, França) fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epstemologia Genética. Recebeu o título de Doutor “Honoris Causa” pela Universidade do Rio de Janeiro.Morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980, com 84 anos. A teoria do “Desenvolvimento humano” refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento humano. Estudando a mente humana, observando crianças, formulou a teoria “construtivista”, de que a lógica e o modo de pensar de crianças e adultos são diferentes, identificando essas diferenças em quatro estágios:
 Sensório-motor (0à2anos),onde as crianças de até 18 meses adquirem controle motor e seus reflexos neurológicos são básicos.
Pré-operatório(2à7anos), de 18 meses á 8 anos, a criança adquire habilidades verbais aprendendo á raciocinar conhecendo tudo o que está a sua volta.
 Operatório-concreto(7à12anos), de 8 á 12 anos, passa aconhecer mais sobre números e reflete sobre os fenômenos das coisas e relações sobre os objetos.
Operatório-formal(11ou12anos), de 12 á 15 anos a criança usa o raciocínio, a mente e estando na adolescência começa a pensar como adulto.
 Cada período é característica por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
Com isso Piajet quer passar para o educador o fato de que as crianças e adolescentes seguem fases parecidas em seus desenvolvimentos cada faixa etária tem formas diferentes de lidar em situações diferentes.
A contribuição piajetiana por sua abordagem construtivista acrescentam elementos indispensáveis para entender o processo de aquisição e desenvolvimento da inteligência em sua totalidade.
Neste caso tanto para a psicologia como para o professor na sala de aula, as teorias do conhecimento são indispensáveis para a contextualização do desenvolvimento humano.
A ideia é demonstrar que o sujeito constrói sua inteligência, seus próprios conhecimentos de forma ativa.Em outras palavras, o desenvolvimento da inteligência é fruto da interação entre o indivíduo e o meio social.

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