segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mapa Conceitual sobre Epistemologia.

]

Epistemologia
A Epistemologia é parte da filosofia que investiga as relações entre o sujeito cognoscente (o sujeito que conhece) e o objeto conhecido no ato de conhecer. Pode-se dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ao conhecimento. Ele diz que ”A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada.
Na teoria de Platão ele diz que o sujeito, a
nte a questão da possibilidade do conhecimento, pode tomar diferentes atitudes das quais são:
Dogmatismo: atitude filosófica pela qual podemos adquirir conhecimentos seguros e universais por inspiração, e ter  disso.
Ceticismo: atitude filosófica a qual duvida de que seja possível um conhecimento firme e seguro, sempre questionando e pondo à prova as crenças, e dependendo dos resultados afirmativos destas provas as crenças podem se tornar convicção ou certeza.
Relativismo: atitude filosófica defendida pelos sofistas que nega a existência de uma verdade absoluta e defende a idéia de que cada indivíduo possui sua própria verdade.
Perspectivismo: atitude filosófica que defende a existência de uma verdade absoluta, mas pensa que nenhum de nós pode chegar a ela senão a apenas uma pequena parte.

Descartes iniciou sua filosofia pela teoria do conhecimento, na busca de uma verdade primeira que não pudesse ser posta em dúvida.
Enfim ele chega a uma verdade: “Qual seja a existência de um ser que duvida, e que se duvida pensa: Penso, logo existo”
A filosofia de Descartes ficou conhecida como Apriorismo também conhecida como Inatismo, são conceitos que definem a teoria do conhecimento cartesiana que diante dos polos sujeito-objeto, privilegia o sujeito.
Locke também foi um dos teoricos que se interessou pela teoria do conhecimento ele foi influenciado pelo pensamento cartesiano. Ele diz que “A alma é como uma tábua rasa sem inscrições, não há nenhuma impressão, porque o conhecimento só começa após a experiência sensível”
Sua filosofia ficou conhecida como empirismo (Experiência). Na teoria de Locke o que mais predomina é o objeto como estudo do conhecimento.
Enfim veio a teoria do Interacionismo que é a junção do Empirismo e do Inatismo. Ela fala que o conhecimento não existe se nós não nascermos com um pouco e não aprendermos com nossas experiências. Essa Filosofia também conhecida como teoria Construtivista teve versões por vários filósofos que são: Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Gramsci e Wallon.
1.      O conhecimento não está no sujeito – Aprioristas
2.      O conhecimento não está no objeto – Empiristas
3.      O conhecimento resulta da interação entre ambos (objeto + sujeito)


Referências:
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Epistemologia
*PLT-Filosofia da Educação-Maria Lúcia de Arruda Aranha
*Conteúdos dado em sala de Aula



Nenhum comentário:

Postar um comentário