TABELA
DOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO
Nomes
|
Perfil
(teoria)
|
Contribuição para
a Educação
|
|
Jean Piajet
|
Jean Willian Fritz Piajet, mais conhecido como Jean Piajet nasceu em 9
de agosto de 1896 em Neuchâtel, na Suíça, desde manino interessou-se por
História Natural.
Estudou Biologia e Filosofia na Universidade de Neuchâtel.
Em 1918, aos 22 anos, recebeu seu doutorado em Biologia.
Foi morar em Zurich em 1919, após formar-se trabalhou
como psicólogo experimental e psiquiatra.
Morando na França trabalhou no laboratório de
Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil, nesse mesmo ano deu início aos estudos experimentais sobre a mente
humana infantil.
Em 1921 iniciou o maior trabalho da sua vida,
sendo diretor de estudos na J.J. Rosseau da Universidade de Genebra,
observando crianças e registrando palavras, ações e seus raciocínios. De 1952
á 1963, lecionou na Universidade de Sorbonne(Paris, França) fundou e dirigiu
o Centro Internacional para Epstemologia Genética.
Recebeu o título de Doutor “Honoris Causa” pela
Universidade do Rio de Janeiro.
Morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980, com
84 anos.
|
“Desenvolvimento humano”, essa teoria refere-se ao
desenvolvimento mental e ao crescimento humano.
Estudando
a mente humana, observando crianças, formulou a teoria “construtivista”,
de que a lógica e o modo de pensar de crianças e adultos são diferentes,
identificando essas diferenças em quatro estágios: Sensório-motor(0à2anos),Pré-operatório(2à7anos),
Operatório-concreto(7à12anos),Operatório-formal(11ou12anos).
Cada período é características por aquilo
que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
|
A
contribuição piajetiana por sua abordagem construtivista acrescentam
elementos indispensáveis para entender o processo de aquisição e
desenvolvimento da inteligência em sua totalidade.
Neste
caso tanto para a psicologia como para o professor na sala de aula, as
teorias do conhecimento são indispensáveis para a contextualização do
desenvolvimento humano.
A ideia
é demonstrar que o sujeito constrói sua inteligência, seus próprios
conhecimentos de forma ativa.
Em
outras palavras, o desenvolvimento da inteligência é fruto da interação entre
o indivíduo e o meio social.
|
Lev Vigotsky
|
Nasceu em 1896 em Orsha Bielo Rússia, graduou-se
na universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte) em 1937 e posteriormente
em Harvard, Cambridge, em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem
sido chamado de pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou os postulados
behavioristas da época. Ensinou e fez investigações também na New School
Research.
Possui doutorado pelas Universidades de
Yale,Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma entre outras.
Possui uma obra diversificada e traduzida na
área da educação, pedagogia e psicologia.
Foi um dos pioneiros nos estudos da
Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos.
Em 1947, publicou seu clássico estudo de
“Valores e Necessidades como Fatores Organizacionais na Percepção”.
Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento” que
inicia a Psicologia Cognitiva.
Em 1990 publica o livro ”Atos de
Significação”.
|
Construiu
sua teoria tendo por base o desenvolvimento
do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o
papel da linguagem e da aprendizagem.
A
linguagem intervêm no processo de desenvolvimento intelectual
da criança desde o nascimento.
Quando
os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança as várias relações que
este mantém entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de
conceber a realidade.
Vigotsky
considera o papel da instrução um fator positivo, no qual
a criança aprende conceitos socialmente adquiridos de experiências passadas e
passarão a trabalhar com essas situações em forma consciente.
Segundo
Vigotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades,
habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto.
Criou a
teoria da Zona do Desenvolvimento Real e a Zona do
Desenvolvimento Proximal.
|
Vigotsky
mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível
de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente,
”
puxando” dela um novo conhecimento.
O
ensino para Vigotsky deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é
capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre o aprendizado e
desenvolvimento, o primeiro vem antes.
Em
outras palavras, caracteriza-se a Zona de Desenvolvimento Proximal que mostra
o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto
de conseguir fazer sozinha.
Saber
identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre
ambas, as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo
Vigotsky.
Avançar
a fronteira de outra característica, o
da Zona de Desenvolvimento Real,
definida como aquela zona cognitiva onde o aluno pode trabalhar só.
O
trabalho em grupo e cooperativo entre os estudantes mais avançados(ou o próprio
professor) fará com que os alunos avancem, transformando assim a Zona de
Desenvolvimento Proximal em Zona de Desenvolvimento Real.
|
Jerome Bruner
|
Nasceu em 1 de outubro de 1915 em Nova
Iorque,graduou-se na universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte) em 1937
e posteriormente em Harvard, Cambridge, em 1941, obteve o título de doutor em
Psicologia e tem sido chamado de pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou
os postulados behavioristas da época. Ensinou e fez investigações também na
New School Research.
Possui doutorado pelas Universidades de
Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma entre outras.
Possui uma obra diversificada e traduzida na
área da educação, pedagogia e psicologia.
Foi um dos pioneiros nos estudos da Psicologia
Cognitiva nos Estados Unidos.
Em 1947, publicou seu clássico estudo de
“Valores e Necessidades como Fatores Organizacionais na Percepção”.
Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento” que
inicia a Psicologia Cognitiva.
Em 1990 publica o livro ”Atos de
Significação”.
|
O aprendiz constrói suas ideias ou conceitos baseados em seus
conhecimentos, passados e atuais, seleciona e transforma a informação,
construindo hipóteses e toma decisões
contando com uma estrutura cognitiva que permite ir além da informação
dada.
Bruner desenvolveu uma teoria da instrução
que sugere metas para a ação do educador, baseada no estudo da cognição
estudando o desenvolvimento infantil.
|
Valoriza a Psicologia educacional na intuição do Processo de aprendizagem
onde as crianças resolvem problemas descobrindo seu papel ativo no ato de
aprender.
O educador por sua vez é um guia para o entendimento, alguém que ajuda
o aluno a descobrir por conta própria.
“A mente é como uma bagagem cultural e influencia a maneira de pensar”
|
Emília Ferrero
|
Emília Ferrero psicóloga e pesquisadora, nasceu
na Argentina em 1936, doutorou-se na Universidade de Genebra sob a orientação
de Jean Piajet, estudou a teoria do
conhecimento centrado no desenvolvimento natural da criança ,estudou no campo
da escrita. A partir de 1974 desenvolveu experimentos com crianças que deu
origem á psicogênese da língua escrita.
Atua até hoje como professora titular do Centro
de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional da
cidade do México onde mora, viaja pelo mundo, inclusive no Brasil,
participando de seminários e congressos.
|
Ela não criou um método
de alfabetização, e sim, procurou observar como se realiza a construção da
linguagem escrita na criança.
Os resultados de suas
pesquisas permitem isso sim que conhecendo a maneira com que a criança
concebe o processo de escrita, as teorias pedagógicas e
metodológicas, nos apontem caminhos, a fim os erros mais freqüentes
daqueles que alfabetizam possam ser evitados, desmistificando certos mitos
vigentes em nossas escolas.
Sua
teoria deixa fundamentar-se em concepções mecanicistas sobre o processo de
alfabetização ou seja aprender por meio da construção de um conhecimento.
|
Sua
contribuição para a educação está ligado ao construtivismo, que conhece a
criança através de suas maneiras de aprendizado onde o conhecimento vem
conforme seu tempo e capacidade de aprender.
Sua
teoria deixa fundamentar-se em concepções mecanicistas sobre o processo de
alfabetização, ou seja, aprender por meio da construção de um conhecimento.
Sua
contribuição foi ter proporcionado aos educadores uma nova maneira de
analisar a aprendizagem da língua escrita favorecendo a reflexão da criança
sobre a escrita porque é pensando que se aprende.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário