Biografia:
Nasceu
em1896 em Orsha, Bielo-Rússia, graduou-se na universidade de Duke, Durham
(Carolina do Norte) em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge, em 1941,
obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado de pai da Psicologia
Cognitiva, pois desafiou os postulados behavioristas da época.
Ensinou e fez investigações também na New
School Research. Possui doutorado pelas Universidades de Yale, Columbia,
Sorbonne, Berlim e Roma entre outras. Possui também uma obra diversificada e
traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
Foi
um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos.Em
1947, publicou seu clássico estudo de “Valores e Necessidades como Fatores
Organizacionais na Percepção”. Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento”
dando inicio a Psicologia Cognitiva.
Em 1990 publica o livro ”Atos de Significação”.
Construiu
sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um
processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem.
A linguagem intervêm no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde
o nascimento”Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança as
várias relações que este mantém entre si, ela constrói formas mais complexas e
sofisticadas de conceber a realidade”.( Vigotsky)
Vigotsky considera o papel da instrução um fator positivo, no qual a
criança aprende conceitos socialmente adquiridos de experiências passadas e
passarão a trabalhar com essas situações em forma consciente. Segundo Vigotsky,
ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades
ou informações deve ter a participação de um adulto.
Vigotsky mostrou que o bom ensino
é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade
que ainda não domina completamente, puxando” dela um novo conhecimento.
O ensino para Vigotsky deve se antecipar ao que o
aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre
o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
Em outras
palavras, caracteriza-se a Zona de Desenvolvimento Proximal que mostra o
caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de
conseguir fazer sozinha.
Saber
identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre
ambas, as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo Vigotsky.
Avançar a
fronteira de outra característica, o da Zona de Desenvolvimento Real, definida
como aquela zona cognitiva onde o aluno pode trabalhar só.
O trabalho
em grupo e cooperativo entre os estudantes mais avançados (ou o próprio
professor) fará com que os alunos avancem, transformando assim a Zona de
Desenvolvimento Proximal em Zona de Desenvolvimento Real.
O ensino
de um novo conteúdo não se resume á aquisição de uma habilidade ou de um
conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.
Assim com
o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades da reflexão e controle
do próprio funcionamento psicológico.
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