terça-feira, 27 de novembro de 2012

LEV VYGOTSKY



Biografia:
Nasceu em1896 em Orsha, Bielo-Rússia, graduou-se na universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte) em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge, em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado de pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou os postulados behavioristas da época.
 Ensinou e fez investigações também na New School Research. Possui doutorado pelas Universidades de Yale, Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma entre outras. Possui também uma obra diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
Foi um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos.Em 1947, publicou seu clássico estudo de “Valores e Necessidades como Fatores Organizacionais na Percepção”. Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento” dando  inicio a Psicologia Cognitiva.
 Em 1990 publica o livro ”Atos de Significação”. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem.
A linguagem   intervêm no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o nascimento”Quando os adultos nomeiam objetos, indicando para a criança as várias relações que este mantém entre si, ela constrói formas mais complexas e sofisticadas de conceber a realidade”.( Vigotsky)
Vigotsky considera o papel da instrução um fator positivo, no qual a criança aprende conceitos socialmente adquiridos de experiências passadas e passarão a trabalhar com essas situações em forma consciente. Segundo Vigotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto.
 Vigotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, puxando” dela um novo conhecimento.
O ensino para Vigotsky deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre o aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes.
Em outras palavras, caracteriza-se a Zona de Desenvolvimento Proximal que mostra o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.
Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas, as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo Vigotsky.
Avançar a fronteira de outra característica, o da Zona de Desenvolvimento Real, definida como aquela zona cognitiva onde o aluno pode trabalhar só.
O trabalho em grupo e cooperativo entre os estudantes mais avançados (ou o próprio professor) fará com que os alunos avancem, transformando assim a Zona de Desenvolvimento Proximal em Zona de Desenvolvimento Real.
O ensino de um novo conteúdo não se resume á aquisição de uma habilidade ou de um conjunto de informações, mas amplia as estruturas cognitivas da criança.
Assim com o domínio da escrita, o aluno adquire também capacidades da reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico.

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