terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jerome Bruner


Biografia:

Jerome Seymour Bruner, nasceu em 1 de outubro de 1915 em NOVA IORQUE,graduou-se na universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte) em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge, em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido chamado de pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou os postulados behavioristas da época.Ensinou e fez investigações também na New School Research.
Possui doutorado pelas Universidades de Yale,Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma entre outras.
Possui uma obra diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
   Foi um dos pioneiros nos estudos da Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos.
Em 1947, publicou seu clássico estudo de “Valores e Necessidades como Fatores Organizacionais na Percepção”.
   Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento” que inicia a Psicologia Cognitiva.
Em 1990 publica o livro ”Atos de Significação”.O aprendiz constrói  suas ideias ou conceitos baseados em seus conhecimentos, passados e atuais, seleciona e transforma a informação, construindo hipóteses  e toma decisões contando com uma estrutura cognitiva que permite ir além da informação dada.
Bruner desenvolveu uma teoria da instrução que sugere metas para a ação do educador, baseada no estudo da cognição estudando o desenvolvimento infantil.
 Na  sua teoria  o aprendizado é um processo ativo, onde os aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando com uma estrutura cognitiva.
 Bruner pesquisou o trabalho de sala de aula e desenvolveu uma teoria da instrução, que sugere metas e meios para a ação do educador, baseada no estudo da cognição.
A maior parte dessa  teoria está ligado à pesquisa do desenvolvimento infantil. “Embora Bruner seja um psicólogo  e tenha dedicado grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reforma curricular, ocorrido, nos EUA, na década de 60.”
Valoriza a Psicologia educacional na intuição do Processo de aprendizagem onde as crianças resolvem problemas descobrindo seu papel ativo no ato de aprender.
O educador por sua vez é um guia para o entendimento, alguém que ajuda o aluno a descobrir por  conta própria.
“A mente é como uma bagagem cultural e influencia a maneira de pensar” ( Jerome Bruner )

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