Biografia:
Jerome
Seymour Bruner, nasceu em 1 de outubro de 1915 em NOVA IORQUE,graduou-se na
universidade de Duke, Durham (Carolina do Norte) em 1937 e posteriormente em
Harvard, Cambridge, em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia e tem sido
chamado de pai da Psicologia Cognitiva, pois desafiou os postulados
behavioristas da época.Ensinou e fez investigações também na New School
Research.
Possui
doutorado pelas Universidades de Yale,Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma entre
outras.
Possui
uma obra diversificada e traduzida na área da educação, pedagogia e psicologia.
Foi um dos pioneiros nos estudos da
Psicologia Cognitiva nos Estados Unidos.
Em
1947, publicou seu clássico estudo de “Valores e Necessidades como Fatores
Organizacionais na Percepção”.
Em 1956 publica “O Estudo do Pensamento” que
inicia a Psicologia Cognitiva.
Em 1990 publica o livro ”Atos de Significação”.O
aprendiz constrói suas ideias ou
conceitos baseados em seus conhecimentos, passados e atuais, seleciona e
transforma a informação, construindo hipóteses
e toma decisões contando com uma estrutura cognitiva que permite ir além
da informação dada.
Bruner
desenvolveu uma teoria da instrução que sugere metas para a ação do educador,
baseada no estudo da cognição estudando o desenvolvimento infantil.
Na sua
teoria o aprendizado é um processo
ativo, onde os aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos, baseados em
seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz seleciona e transforma a
informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando com uma estrutura
cognitiva.
Bruner pesquisou o trabalho de sala de aula e
desenvolveu uma teoria da instrução, que sugere metas e meios para a ação do
educador, baseada no estudo da cognição.
A maior parte
dessa teoria está ligado à pesquisa do
desenvolvimento infantil. “Embora Bruner seja um psicólogo e tenha dedicado grande parte das suas obras
ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educação graças
à sua participação no movimento de reforma curricular, ocorrido, nos EUA, na
década de 60.”
Valoriza
a Psicologia educacional na intuição do Processo de aprendizagem onde as
crianças resolvem problemas descobrindo seu papel ativo no ato de aprender.
O
educador por sua vez é um guia para o entendimento, alguém que ajuda o aluno a
descobrir por conta própria.
“A
mente é como uma bagagem cultural e influencia a maneira de pensar” ( Jerome
Bruner )
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